Crescimento Estável na Indústria da Construção em Portugal: Uma Perspectiva Futura

publicado em 9 de junho de 2023

NET OBRA - crescimento-estável-na-indústria-da-construção-em-portugal:-uma-perspectiva-futura-60
Crescimento Estável na Indústria da Construção em Portugal: Uma Perspectiva Futura
Crescimento Estável na Indústria da Construção em Portugal: Uma Perspectiva Futura

Crescimento Estável na Indústria da Construção em Portugal: Uma Perspectiva Futura

A indústria da construção em Portugal projeta um crescimento constante nos próximos anos. Apesar do impacto económico da pandemia da Covid-19, o setor registou em 2021 um crescimento real de 4,4% em relação ao ano anterior. As previsões a médio prazo indicam um crescimento anual real médio de 3,2% entre 2021 e 2025​1.

Fatores Positivos de Crescimento

Vários fatores contribuem para esta perspectiva positiva. Primeiro, o iminente desembolso dos fundos de recuperação 'Next Generation EU' da União Europeia deverá impulsionar atividades para desenvolver infraestruturas verdes em Portugal. O Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal alocou 5.1 mil milhões dos 16.6 mil milhões de euros para investimentos relacionados com as alterações climáticas. Estes fundos serão direcionados para a eficiência energética dos edifícios, ativos de energia renovável e transportes de baixa emissão.

Baixo Risco na Indústria da Construção

Em segundo lugar, a indústria da construção beneficia de um baixo risco nos projetos planeados, com vários projetos de baixo risco na fase pré-construção. O plano inclui cerca de 60 projetos num total de 16.4 mil milhões de dólares (13.8 mil milhões de euros) em energia, transportes, construção e infraestruturas sociais, com 73% do total dos projetos em fase de pré-construção.

Setor de Energias Renováveis em Ascensão

Terceiro, o setor de energias renováveis em Portugal também está promissor. A capacidade total para energias renováveis não-hidráulicas deverá aumentar de 7.4GW em 2021 para 11.1GW em 2030, com a percentagem de geração total a subir de cerca de 40.0% para 45.5% no mesmo período. Esta tendência é suportada por um número de desenvolvimentos de projetos recentes no setor de energia solar.

Possíveis Riscos

No entanto, é importante notar que a perspectiva não está livre de riscos. O ressurgimento de casos de Covid-19 poderia constituir um risco para a indústria da construção. Até meados de 2021, Portugal teve sucesso na vacinação de uma parte significativa da sua população, o que ajudou a dar maior confiança aos participantes da indústria quanto à viabilidade de potenciais investimentos em projetos. No entanto, a situação necessita de monitorização constante devido ao potencial de novas variantes mais infecciosas do vírus.

Risco dos Projetos

Quanto ao risco do projeto, o Métrica de Risco do Projeto de Infraestrutura (PRM) indica que 44.1% do pipeline do projeto é considerado de baixo risco, com os restantes 55.9% considerados de risco médio.