Os melhores projetos de arquitetura sustentável em Portugal e como eles contribuem para a redução das emissões de carbono.

publicado em 17 de maio de 2023

NET OBRA - os-melhores-projetos-de-arquitetura-sustentável-em-portugal-e-como-eles-contribuem-para-a-redução-das-emissões-de-carbono.-72
Os melhores projetos de arquitetura sustentável em Portugal e como eles contribuem para a redução das emissões de carbono.

🌍🏗️🌿 Os melhores projetos de arquitetura sustentável em Portugal e como eles contribuem para a redução das emissões de carbono.

Portugal é um país com um rico patrimônio arquitetônico que reflete suas diversas influências culturais e históricas. Nos últimos anos, Portugal também se tornou líder em arquitetura sustentável, com muitos projetos que visam reduzir o impacto ambiental das construções e contribuir para a luta contra as mudanças climáticas. Neste post do blog, vamos explorar alguns dos melhores projetos de arquitetura sustentável em Portugal e como eles contribuem para a redução das emissões de carbono.

🔍🌱🏢Pavilhão de Portugal na Bienal de Veneza 2023

Um dos exemplos mais proeminentes de arquitetura sustentável em Portugal é o **pavilhão de Portugal** na 18ª Exposição Internacional de Arquitetura - La Biennale di Venezia 2023. O pavilhão, com curadoria de Andreia Garcia e os assistentes de curadoria Ana Neiva e Diogo Aguiar, apresentará o projeto Futuros Férteis, que aborda questões relacionadas aos recursos hídricos em sete hidrogeografias portuguesas e incentiva a reflexão sobre a construção de um futuro sustentável, equitativo e fértil. O pavilhão apresentará soluções inovadoras para o gerenciamento da água, como captação de água da chuva, reciclagem de água cinza e design bioclimático².

🔍🌱🏢Casa MTMG por NOARQ

Outro projeto notável é a **Casa MTMG** da NOARQ, localizada em Vila Nova de Famalicão. A casa é projetada como um edifício solar passivo, com um volume compacto, um telhado verde e uma fachada voltada para o sul que maximiza a iluminação natural e o ganho de calor. A casa também possui uma bomba de calor geotérmica, painéis solares e uma caldeira de biomassa que fornecem energia renovável para aquecimento, resfriamento e água quente doméstica¹.

🔍🌱🏢Casa RDG por Alexandre Loureiro Architecture Studio

Um terceiro exemplo é a **Casa RDG** do Alexandre Loureiro Architecture Studio, localizada em Braga. A casa é construída com materiais locais, como granito e madeira, que se integram ao ambiente natural. A casa também incorpora estratégias bioclimáticas, como ventilação cruzada, massa térmica e dispositivos de sombreamento, que reduzem a necessidade de sistemas mecânicos. A casa também possui uma pegada de carbono baixa, pois utiliza materiais reciclados, iluminação de baixo consumo de energia e dispositivos economizadores de água¹.

Esses são apenas alguns dos muitos projetos de arquitetura sustentável que podem ser encontrados em Portugal. Esses projetos demonstram como os arquitetos estão avançando em relação à arquitetura residencial convencional, ultrapassando os limites do luxo e do conforto, ao mesmo tempo em que respeitam o meio ambiente e reduzem as emissões. Ao abraçar a colaboração, a resiliência e as novas tecnologias, a indústria da arquitetura portuguesa pode superar os desafios e emergir mais forte.

Fonte:

  • (1) Arquitetura sustentável e design urbano em Portugal: uma visão geral. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0960148109000603 Acessado em 17/05/2023.
  • (2) Arquitetura de Portugal | ArchDaily. https://www.archdaily.com/country/portugal Acessado em 17/05/2023.
  • (3) Portugal em pequena escala: 15 projetos de arquitetura com menos de 25m². https://www.archdaily.com/948863/portugal-in-small-scale-15-architecture-projects-under-25m2 Acessado em 17/05/2023.
  • (4) Arquitetura sustentável e design urbano em Portugal: uma visão geral... https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0960148109000603 Acessado em 17/05/2023.