💼🚧 O Crescimento Persistente do Sector da Construção 🚧💼

publicado em 2 de junho de 2023

NET OBRA - 💼🚧-o-crescimento-persistente-do-sector-da-construção-🚧💼-43
💼🚧 O Crescimento Persistente do Sector da Construção 🚧💼

💼🚧 O Crescimento Persistente do Sector da Construção 🚧💼

O sector da construção continua a evidenciar um crescimento sólido. Apesar dos desafios enfrentados ao longo de 2022, a produção em todo o sector da construção deverá registar um crescimento real de 1,5% a 4,5% em 2023.

📈💰 Resiliência Face aos Desafios 💰📈

Embora o sector da construção tenha enfrentado uma série de obstáculos em 2022 - como o aumento dos preços dos materiais e mão-de-obra - mostrou grande resiliência. Segundo a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), a construção de habitação aumentou 3,7% em 2022 e, de acordo com o ECO, a produção de construção de habitação deverá continuar a crescer entre 1,5% e 4,5% em 2023.

🏡🔑 Evolução Positiva do Segmento da Habitação 🔑🏡

Apesar dos constrangimentos em 2022, como o aumento dos preços dos materiais de construção, dos preços das casas e das taxas de juro, o segmento da habitação evoluiu positivamente. A AICCOPN revelou que houve um aumento de 5,4% no número de alojamentos licenciados, 7,6% no montante do novo crédito à habitação concedido e um aumento de 13,9% no valor mediano da habitação para avaliação bancária. Além disso, as transacções de alojamentos familiares também aumentaram significativamente.

📅👍 Perspectivas Favoráveis para 2023 👍📅

Considerando a evolução positiva dos indicadores em 2022, as perspectivas para 2023 são favoráveis. A procura por soluções mais eficientes energeticamente e a habitação como foco principal no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) poderão impulsionar um crescimento entre 1,5% e 4,5% na construção de habitação.

🚧🔧 Desafios do Sector 🔧🚧

O sector da construção, contudo, enfrenta desafios. A escassez de mão-de-obra qualificada, a adaptação às novas exigências ambientais e regulatórias, bem como a necessidade de inovação e digitalização, são alguns dos principais obstáculos que se colocam ao sector.

💡🚀 Oportunidades no Horizonte 🚀💡

Em contrapartida, surgem também várias oportunidades para o sector da construção. A recuperação económica pós-pandemia, a utilização dos fundos europeus do PRR, a exploração de novos segmentos de mercado e a internacionalização do sector são algumas das perspectivas que podem impulsionar o crescimento do sector da construção em Portugal.

📈🎯 Conclusão 🎯📈

Assim, o sector da construção em Portugal apresenta uma evolução favorável e resiliente, apesar dos desafios enfrentados. Com as oportunidades que se abrem para 2023, o sector está posicionado para continuar a crescer de forma estável e sustentada.

\#construção #crescimento #resiliência #habitação #perspectivas #desafios #oportunidades #PRR #digitalização #inovação #recuperaçãoEconómica

Tags: construção, crescimento, resiliência, habitação, perspectivas, desafios, oportunidades, PRR, digitalização, inovação, recuperação, economia.